Sábado, 12 de outubro de 2013 às 10:00 (Última atualização: 12/10/2013 às 11:02:32)
A presidenta Dilma Rousseff utilizou sua conta no Twitter neste sábado (12) para dar “parabéns a todas as brasileirinhas e todos os brasileirinhos por seu dia”. Segundo a presidenta, todos os esforços do governo para transformar o Brasil em uma nação mais justa focam na atenção às crianças. Ela citou como exemplos a sanção das leis que tornam obrigatória a oferta gratuita de educação básica a partir dos quatro anos e que destinam recursos dos royalties do petróleo para a educação, além do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso para assegurar que todas crianças estejam alfabetizadas até 8 anos de idade.
Veja abaixo iniciativas do governo federal que abrangem educação, saúde, desenvolvimento social e os direitos dos “brasileirinhos”.
Educação – Uma das prioridades para o governo é alfabetizar as crianças na idade certa, até os oito anos de idade. Para isso, foram cadastrados 98 mil professores alfabetizadores e 16 mil orientadores de estudo, empenhados para atuar como formadores locais. A preocupação com os mais jovens também está na construção das 6,5 mil creches pactuadas até hoje, das quais 1.163 já estão prontas.
Ainda sobre as crianças, o Programa Mais Educação oferece atividades nas escolas em tempo integral, por meio da transferência voluntária de recursos da União. Mais de 49 mil unidades de ensino já oferecem este recurso atualmente. O MEC também trabalha na formação de novos professores, com ênfase na educação Infantil, alfabetização, anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio, educação integral, tecnologias da informação e da comunicação.
Saúde – Na área, o Brasil conseguiu reduzir a mortalidade infantil em 68,5% nos últimos 20 anos. Graças às equipes de Saúde da Família, só de 2010 até 2012, a queda foi de 9%, fazendo com que o objetivo do milênio fosse alcançado pelo país quatro anos antes do previsto. Além disso, na área da prevenção, o programa de imunização nacional oferece 12 vacinas que combatem 20 doenças, numa cobertura que abrange 95% do público alvo nos últimos dez anos.
Os avanços na saúde também beneficiam mães e crianças, desde o pré-natal até os dois anos de idade. Mais de 2,3 milhões de mulheres foram atendidas pela Rede Cegonha que, na construção de 825 leitos neonatais e na manutenção de outros 4 mil, investirá um total de R$ 9,4 bilhões até 2014. O apoio aumenta com uma política de aleitamento materno que inclui a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo (212 bancos de leite e 128 postos de coleta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário